CONVERGÊNCIA DIGITAL: ENSINO DO TELEJORNALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE

Walisson Angélico de Araújo, Jainara de Sousa Sabino, Lucas Gonçalves dos Santos, paulo eduardo cajazeira

Resumo


Com a mudança das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Jornalismo – bacharelado –, aprovada em 2013, com o prazo máximo de dois anos para implementação obrigatória, são exigidos dos cursos seis eixos básicos de formação: fundamentação humanística, específica, contextual, profissional, de aplicação processual e de prática laboratorial. A partir da obrigatoriedade da implementação dos novos projetos pedagógicos do curso de Jornalismo, as mídias digitais contribuem para o ensino da prática laboratorial. A finalidade desta pesquisa é averiguar as tecnologias digitais no âmbito do ensino de telejornalismo nas universidades federais do Nordeste. A pergunta direcionadora, que nos instigou neste artigo, foi como as instituições de ensino acompanharam a mudança curricular com a nova DCN de Jornalismo e os impactos da tecnologia digital no ensino do telejornalismo. Foram investigadas todas as UF’s da região, totalizando doze instituições. O estudo introdutório analisou o perfil dos docentes, as produções laboratoriais e matrizes curriculares voltadas ao ensino da disciplina, por meio do levantamento de dados e entrevistas. Considerando os aspectos tecnológicos do ensino de telejornalismo analisados, conclui-se que muitas universidades ainda passam por mudança e adaptação à nova DCN de Jornalismo, entretanto, as produções da área de telejornalismo estão em convergência digital, se adaptando à cibercultura e utilizando da transmídia como meio para desenvolvimento e visibilidade das matérias produzidas, como percebido nas web TVs universitárias com canais na plataforma do YouTube e com produções relevantes para o âmbito da comunicação e principalmente do Jornalismo. Este estudo realizado pelo grupo de pesquisa CEPEJor/UFCA do programa institucional de bolsas de iniciação científica – PIBIC – tem o fomento do CNPq e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará – Funcap.

 


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Apresentação
Última alteração
17/10/2017