METODOLOGIA DO GRUPO FOCAL: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA, ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA DE MATERIAIS DA UFCA

Fabíola da Silva Costa, Débora Raquel Sousa Monteiro Brito Tavares, David Vernon Vieira

Resumo


O grupo focal vem sendo utilizado desde a década de 1920 como estratégia de marketing. Já na década de 1950, sua estratégia mudou e os objetivos passaram a ser de caráter qualitativo e avaliativo das formas de impacto das propagandas de guerra. É uma metodologia utilizada tanto pelas Ciências Humanas, quanto pelas Sociais Aplicadas e da Saúde. O objetivo da pesquisa   procurou levantar a perspectiva da leitura digital e material de ensino em formato digital junto a um grupo de estudantes de cursos de graduação. Foram delimitados os discentes dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri que estavam entre o sexto e oitavo semestres no período 2017.1. Após isso, foi necessário determinar a temática a ser abordada junto ao grupo: o livro digital na biblioteca universitária, suas práticas enquanto usuários da biblioteca e uso de materiais em formato digital. Antes dos encontros do grupo focal, se fez necessário a elaboração e aplicação de um questionário online, com o objetivo de elencar: 1) Dados socioeconômicos; 2) Perfil de leitura digital; 3) Elementos condicionantes para a leitura digital; e, 4) Material de ensino utilizado. Tendo o grupo já formado (com doze participantes), a primeira fase da pesquisa já levantou dados, que procederam na análise dos resultados do questionário, respondidos entre os dias 08 do mês de maio ao dia 02 do mês de junho, do ano de 2017. A pesquisa ainda está em andamento, porém, já com a análise do questionário, foi possível traçar o perfil dos usuários do livro digital e quais fatores corroboram ou implicam em suas pesquisas acadêmicas com a utilização dos materiais de ensino em formato digital. Espera-se que a pesquisa proponha a interação de diferentes pessoas, de diferentes áreas, dialogando sob um mesmo objeto (leitura digital), permitindo novos estudos de forma colaborativa entre as áreas. 


Texto completo: PDF
Apresentação
Última alteração
06/10/2017