CONSUMO VIRTUAL DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Elioenai de Sousa Silva, Ian Henrique Teles Braga, Laricis Silva dos Santos, Rafaela Bento da Silva, Valéria Ermes Santos, Paulo Renato Alves Firmino

Resumo


O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, vem evoluindo gradativamente ao longo do tempo. Fazer compras online tem se tornado uma ação rotineira para muitas pessoas. Assim, elas estão trocando as lojas fixas pelas virtuais, sendo atraídas por diversas vantagens, tais como entregas rápidas e preços favoráveis. O objetivo deste artigo é analisar a percepção, além de traçar o perfil dos consumidores do comércio eletrônico de acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, exploratória e bibliográfica, no que tange ao referencial teórico, com os discentes. Para a coleta de dados, fez-se o uso de questionários, contendo quatorze perguntas eaplicados presencialmente. Como resultados, pôde-se identificar uma crescente participação feminina no comércio virtual, além da preferência por determinadas lojas. Conclui-se, ainda, que as compras realizadas não são muito planejadas, sendo realizadas com frequência e de pequeno valor. Verificou-se que os discentes consumidores do e-commerce preferem utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, assim como mais da metade dos brasileiros consumidores docomércio eletrônico. Além disso, a maior parte dos acadêmicos estão satisfeitos com as lojas virtuais. No entanto, elas ainda não satisfazem por completo as expectativas dos consumidores virtuais. Percebe-se, portanto, semelhanças do consumo em lojas virtuais e uma homogeneidade de percepções e de preferências dos usuários deste tipo de comércio.

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Apresentação
Última alteração
06/10/2017