LABORATÓRIO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA COMO FONTE DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Flávia Carolina de Mendonça Pereira, Wesley Ferreira Cavalcante, Ariluci Goes Elliott

Resumo


A presente pesquisa justifica-se por compreender o papel do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM) como ferramenta para o ensino da Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tornando o acervo como uma fonte privilegiada para o estudo do pensamento social, político, cultural e histórico de uma das maiores regiões do Nordeste do Brasil. Propõe executar os procedimentos técnicos acerca da memória documental, priorizando sua organização e sistematização e preservação. Compreendendo a relação entre informação e memória, importantes para a divulgação e desenvolvimento dos pilares: pesquisa, ensino, extensão e cultura. Objetiva investigar as relações entre as sensibilidades e interesses dos discentes nos diferentes saberes da produção do conhecimento existente no acervo do LACIM, participando da formação da consciência histórica de uma sociedade. A metodologia mais apropriada para ser utilizada é a que propicia uma abordagem da Análise Documental, envolvendo processos de análise do conteúdo temático dos documentos e sua síntese, identificando a formação do acervo, o seu histórico, a sua contextualização e importância. A contribuição dessa pesquisa foi inserir o acervo do LACIM como forma de contextualizar a memória de uma região, investigando as relações nos diferentes saberes de produção do conhecimento, através de uma política de organização das informações disponíveis, participando na formação dos alunos da UFCA.


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Apresentação
Última alteração
09/10/2017