Residência em Políticas Públicas: uma experiência de formação do Campo de Públicas

SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA, Graziela Dias Teixeira, Sheila Tolentino, Suely Vaz Guimarães

Resumo


Este trabalho pretende apresentar a experiência da Residência em Políticas Públicas (RPP) ofertada no curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. Esta inovação metodológica é praticada no âmbito do estágio supervisionado sob a forma de imersão acadêmica em pesquisa, a qual intensifica a integração entre teoria e prática por meio de uma pesquisa avaliativa em dado contexto organizacional. Portanto, a RPP objetiva proporcionar aos estudantes o exercício de análise de uma política pública, em organizações públicas e privadas sem fins lucrativos que atuam na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

            A imersão acadêmica em pesquisa é de suma importância nos cursos do Campo de Públicas - cursos esses que têm denominações diversas, a exemplo de Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social e Políticas Públicas –, uma vez que as próprias diretrizes curriculares de graduação em Administração Pública (CNE/CES nº 266/2010) sugerem que os projetos pedagógicos contenham metodologia de formação similar. Segundo o documento, os projetos pedagógicos devem conter “Estágio Supervisionado sob várias formas, desde estágio propriamente dito até imersão acadêmica em pesquisa e outras atividades, com base em regulamento próprio de cada IES” (CNE/CES nº 266/2010, p. 13).

            A RPP pressupõe o envolvimento do aluno em um contexto de prática. Não se trata da prática como um treinamento técnico supervisionado, mas sim conformando atividades de pesquisa no âmbito da dinâmica de uma organização específica, tendo em vista o aprimoramento da capacidade analítico-reflexiva dos estudantes quanto a situações e processos organizacionais reais. Esse aprimoramento utiliza técnicas de coleta de dados etnográficos, entre outras ferramentas aplicadas na imersão. A imersão não se compara a atividades de estágio, que envolvem a realização de atividades relacionadas ao dia a dia da organização, supervisionadas por um superior hierárquico que a integra. Na RPP, as habilidades desenvolvidas são outras, baseadas na observação no e do contexto organizacional para o estudante gerar um diagnóstico de determinada política pública, com consistência técnica e fundamentação teórica.

A análise da política pública na RPP adota esforços de etnografia aplicada (ANGROSINO, 2009), entre outras técnicas de pesquisa. A etnografia aplicada envolve o uso pelo pesquisador do trabalho de campo para subsidiar políticas públicas ou auxiliar na reestruturação ou manutenção de organizações. Em resumo, a RPP constitui uma atividade analítico-reflexiva que utiliza técnicas de pesquisa para compreender aspectos da gestão de políticas públicas no contexto de uma organização determinada. Ou seja, é uma pesquisa avaliativa. Trata-se de uma análise de política pública no contexto organizacional, como aponta Lejano (2012), que afirma a importância de se analisar o texto (a própria política pública) em relação ao contexto (ambiente em que é formulada e implementada a política pública).

            Com base nesses pressupostos teórico-metodológicos, tem sido realizada a implementação desse projeto de imersão acadêmica em pesquisa desde 2012, tendo passado pela experiência mais de 70 estudantes até 2015. O presente artigo tem como objetivo apresentar a metodologia da Residência a partir da análise inicial da experiência das cinco primeiras turmas, cerca de 50 estudantes. Para isso, está sendo realizada pesquisa descritiva, de caráter avaliativo, uma vez que se intenta sintetizar como tem sido a implantação da metodologia própria da Residência, a partir da imersão de estudantes em organizações, e também avaliar de forma geral a percepção de estudantes e pessoas de referência das organizações acolhedoras sobre o desenvolvimento da RPP.

Quanto ao modelo operativo, a pesquisa pode ser classificada como: documental, posto que foram reunidos e trabalhados documentos e outros materiais referentes aos trabalhos realizados pelos alunos da RPP, disponíveis na secretaria do GPP ou nos arquivos pessoais dos docentes envolvidos nessa experiência; e longitudinal, pois envolve a coleta de dados relativos à implantação da RPP ao longo do tempo. Ademais, configura um estudo de caso, explorando a experiência dos docentes do GPP com uma proposta inovadora voltada ao aprendizado em gestão de políticas públicas e finalização da graduação.

O acompanhamento de RPP atualmente é realizado em três dimensões. Na dimensão formal, há uma docente designada para a coordenação do processo da Residência no contato com as organizações, que também ministra a disciplina e promove encontros semanais com os alunos para orientar principalmente quanto ao registro dos diários de campo gerados na imersão e esclarecer dúvidas sobre a metodologia geral de RPP. Na dimensão científica, presente na construção do referencial teórico, na proposição da metodologia de pesquisa e no desenvolvimento da análise dos dados, o acompanhamento é feito inicialmente pelo professor orientador e, em um segundo momento, pela Comissão de Residência, estruturada para analisar coletivamente os relatórios finais e participar das bancas examinadoras. Finalmente, na dimensão prática, o aluno é acompanhado por membros da organização acolhedora, que se comprometem com a ambientação do estudante no espaço organizacional, o fornecimento de dados para a pesquisa e os esclarecimentos quanto à política pública estudada.

Em termos de aprendizagem, tem sido possível observar que os estudantes em quase sua totalidade têm vivenciado os objetivos da RPP, ao passar pela imersão nas organizações escolhidas, com utilização da técnica etnográfica de pesquisa juntamente com outras (como pesquisa documental, aplicação de questionários, tratamento de dados quantitativos disponibilizados pelo governo etc., variando conforme cada objeto de pesquisa), preenchimento de diários de campo detalhados e apresentação dos resultados finais por meio de relatórios individuais.


Apresentação
Última alteração
15/09/2015