A produção científica em Gestão Social no Brasil: Uma análise a partir da Plataforma Spell.org

Francisco Raniere Moreira da Silva, Cícero Valdier Fideles da Silva, Lázaro Bueno Aires, Samara Sousa Maciel, Carlos Alberto Silva

Resumo


A Gestão Social vem se consolidando no Brasil como importante campo de práticas, de estudos e de produção de conhecimento. Diversos são os estudos que discutem a gestão social e contribuem para as tentativas de delimitação deste campo teórico. Entre estes estudos, conduzidos por pesquisadores brasileiros, destacam-se os de Tenório (1998, 2008), Dowbor (1999), Carvalho (1999), França Filho (2003, 2008), Singer (1999), Maia (2005), Boullosa e Schommer (2009), Fischer (2002), Araújo (2012; 2014), Cançado (2011; 2014), Cançado, Pereira e Tenório (2013), entre outros.

Este artigo apresenta um panorama da produção científica em Gestão Social a partir da análise de textos publicados em periódicos brasileiros das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo indexados na plataforma Spell.org. O trabalho é parte de uma pesquisa conduzida pelo Observatório da Formação em Gestão Social. A pesquisa foi realizada entre os meses de maio e julho de 2015, quando foram identificados 84 artigos que possuíam o termo Gestão Social no tema ou nas palavras-chave. Buscou-se especificamente realizar uma análise descritiva dos artigos, na tentativa de identificar (i) os autores que mais têm publicado no tema, (ii) os principais veículos de publicação do campo e (iii) os temas mais recorrentes nas publicações.

A Gestão Social enquanto conceito começa a ser discutida no cenário científico brasileiro a partir dos anos 90, impulsionada sobretudo pelos estudos de Fernando Guilherme Tenório. Neste período começa uma discussão a respeito do que seja Gestão Social, um constructo, uma ciência ou prática, debate que vem sendo fomentado no mundo acadêmico, em meio a publicações em periódicos, eventos científicos que se propõem a discutir o tema, bem como por grupos de pesquisadores que se organizam em rede para conhecer, e gerar conhecimento sobre o assunto, que por diversos autores se afirma um conceito em construção. Mais recentemente, já na primeira década do século XXI, surgem as primeiras experiências de formação em gestão social, concretizadas em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto-sensu, ofertados por instituições públicas e privadas brasileiras.

Para Tenório (1998; 2008), a gestão social pode ser compreendida como contraponto à gestão estratégica.

Fischer (2002) elabora o construto gestão do desenvolvimento social, entendendo-o como processo de gestão, campo de conhecimento e espaço de práticas.

Em um esforço de delimitação conceitual, Cançado, Tenório e Pereira (2011, p.697) apresentam a gestão social como processo de tomada de decisão coletiva, sem coerção, baseado na inteligibilidade da linguagem, na dialogicidade e no entendimento esclarecido como processo, na transparência como pressuposto e na emancipação enquanto fim último.

Uma aproximação teórica para a gestão social é apresentada em Cançado (2014, p.81), com base nas proposições de Cançado (2013) e Cançado, Pereira e Tenório (2013). Segundo o autor, a gestão social parte do Interesse Bem Compreendido, acontece na Esfera Pública e tem como objetivo a Emancipação.

Alguns valores são aceitos por estes autores como sendo inerentes à Gestão Social entre eles, elementos como “democracia, participação, justiça, equidade e bem-estar social; a dialogicidade, horizontalidade e solidariedades nas relações; a atuação inter­setorial e interorganizacional”. (ARAÚJO, 2014, p. 87). Para este autor a gestão social se desenvolve dentro de um ambiente eminentemente prático, voltado à transformação da realidade social.

Como campo científico de institucionalização recente e em construção, a gestão social não está isenta de críticas. Algumas destas críticas são encontradas em Pinho (2010) e Pinho e Santos (2015), segundo as quais, no contexto brasileiro, as condições para a consolidação da gestão social ainda não estão dadas, carecendo de um amplo processo educativo.

Todo esse panorama de construção conceitual é aqui apresentado com vistas a situar o debate contemporâneo sobre o tema, sem pretensão de esgotá-lo, na perspectiva de quem discute e defende a gestão social no Brasil, bem como das ressalvas e críticas que são endereçadas ao conceito.

Como campo recente e construído sobretudo a partir das contribuições de teóricos brasileiros, faz-se necessário observar continuamente a forma como esse conhecimento vem se construindo. Alguns esforços já foram feitos no sentido de mapear a produção científica sobre o tema, principalmente a partir das publicações do Encontros Nacionais de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS, que atualmente é o principal congresso científico sobre Gestão Social no Brasil. Destacam-se os estudos de Cançado et al. (2011), Lizuka e Junqueira (2013) e Cançado e Pinheiro (2014). O trabalho de Borges et al. (2014) analisou a produção sobre gestão social nos principais periódicos brasileiros de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, de acordo com a avaliação da CAPES.

Este trabalho visa dar continuidade e atualizar a análise das publicações em gestão social, somando esforços aos já realizados nos textos citados e comparando os resultados encontrados. Entendendo a importância das bases de dados e dos indexadores científicos para a organização, sistematização e disseminação da informação científica, optou-se por realizar a pesquisa junto à base do sistema Spell.org (Scientific Periodicals Electronic Library), que disponibiliza gratuitamente um significativo acervo de produção acadêmica na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Os resultados apontam uma concentração das publicações em alguns autores e periódicos, que é contrastada por um crescimento do campo materializado na ampliação do número de publicações e uma pluralidade temática evidenciada na diversidade das discussões.

 

REFERÊNCIAS

BORGES, Guilherme de Freitas; SILVA, Késia Aparecida Teixeira da; PEREIRA, José Roberto; CANÇADO, Airton Cardoso. Gestão Social no “Divã”: Uma Análise dos Estudos Publicados em Periódicos Nacionais entre 2001 e 2011. Revista NAU Social - v.4, n.7, p. 43-62 Nov 2013/Abr 2014.

CANÇADO, Airton; PEREIRA, José Roberto; TENÓRIO, Fernando Gilherme; RIGO, Ariádne Scalfoni; OLIVEIRA, Vânia Aparecida. Gestão Social: Conhecimento e Produção Científica nos ENAPEGS 2007-2010. Revista Administração Pública e Gestão Social - APGS, v. 3, n. 2, p. 1-23, abr./jun. 2011.

______; PINHEIRO, Lauro. Gestão Social: Uma Análise Comparada da Produção Científica nos ENAPEGS 2007-2013. RIGS revista interdisciplinar de gestão social v.3 n.3 set. / dez. 2014.

IIZUKA, Edson Sadao; JUNQUEIRA, Luciano Prates. Produção Acadêmica em Gestão Social: Visita aos Anais dos ENAPEGS de 2007 a 2012. Revista de Gestão Social e Ambiental, - RGSA, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 71-85, maio/ago. 2013.


Apresentação
Última alteração
15/09/2015