O CAMPO DE PÚBLICAS E A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Samara Souza Maciel, Gessica Araújo Lima, Erardo Neves de Assis, Ariela Karani Silva, Cícera Mônica da Silva Sousa Martins

Resumo


Para compreensão do objeto de estudo, é imprescindível entender o campo de públicas, área em que o curso de Administração Pública está inserido. Sendo considerado hoje um espaço de discussão multifacetado, devido a sua diversidade de fundamentação epistemológica, este campo vem se estruturando de maneira representativa no Brasil. Campo de Públicas é uma expressão utilizada por professores, pesquisadores, alunos, profissionais e dirigentes de cursos diversos, para designar a área de atuação do curso de administração pública, que compreende “o campo multidisciplinar de investigação e atuação profissional voltado ao Estado, ao Governo, à Administração Pública e Políticas Públicas, à Gestão Pública, à Gestão Social e à Gestão de Políticas Públicas.”. (DCN. p.1). Sendo considerado por Pires (2014) como um campo de ensino e pesquisa que se desenvolve nas ciências sociais aplicadas e nas humanas, voltado para assuntos de interesse público, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável. Os pesquisadores da área desejam tornar manifesto a diferenciação entre administração empresarial e administração pública, já que, no Brasil, não tem sido muito clara, (Ibidem). Por isso a abrangência da expressão campo de públicas permite, não somente diferenciar o que seria a administração pública, mas também englobar as diversas denominações dos cursos da área. Atualmente, a discussão sobre o campo, suas implicações e afirmação enquanto ciência tem gerado a necessidade de articulação dos pesquisadores. Diversos encontros e fóruns têm sido realizados no país, como o Encontro Nacional da Divisão de Administração Pública da Anpad (EnAPG), o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social (Enapegs), entre  outros.  Nesse contexto de reafirmação do campo como área de estudo científico, desenvolveu-se a necessidade de formular as Diretrizes Curriculares Nacionais do Campo de Públicas, pois, as regras que regiam o ensino nos cursos eram pertinentes à administração convencional.  As DCN’s entraram em vigor em 13 de janeiro de 2014 e servem de base para orientar os planos pedagógicos dos cursos do campo. Este documento tem como princípios fundamentais interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como ferramenta para garantir a diversidade em áreas de conhecimento. (Inciso III, art. 1º DCN, 2014). Seus objetivos visam garantir aos egressos, uma formação humana e crítica, capacitando-os para atuação como administradores ou gestores públicos. (DCN, 2014, Art. 3º ). A formação inclui conteúdos relacionados a governos e políticas públicas, contemplando estudos quantitativos e qualitativos, complementares ou especializados, (§ 2º DCN’s ,2014).  O curso de Administração Pública na Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi inaugurado em 2011. O PPC encontra-se atualmente em reformulação para atender às exigências das DCN’s do campo de públicas que se encontram em processo de implantação, em todos os cursos da área. A presente pesquisa pode servir de auxílio para a reformulação deste, ao passo que traz qual seria a expectativa profissional do estudante, sendo que o PPC poderá procurar atender a tais, no que tange às necessidades de formação necessárias ao alcance das mesmas. O objetivo é traçar um perfil básico do estudante de Administração Pública da UFCA, e entender quais são as expectativas profissionais dos estudantes, visando confirmar ou refutar a hipótese de que estas expectativas mudam no decorrer do curso, e que há uma diferença na mentalidade dos estudantes ingressos e egressos. Para tanto, utilizou-se como método o estudo de caso; e como técnica de pesquisa a revisão bibliográfica, a partir de autores da área, somado a aplicação de questionário com estudantes do primeiro e sétimo períodos.  Mediante os dados, obtiveram-se diversas informações sobre público-alvo e suas concepções sobre o Campo de Públicas e o curso de Administração Públicas. Foi visto que nas duas turmas elencadas (primeiro e sétimo semestre) a maioria dos alunos é do sexo feminino, com 65% e 43% respectivamente. Quanto à faixa etária, observa-se que no primeiro semestre o maior percentual está localizado entre 17 e 20 anos, enquanto no sétimo semestre a maioria dos alunos possui entre 21 e 24 anos. Sobre as experiências acadêmicas anteriores, foi observado que os 45% estudantes pertencentes ao primeiro semestre concluíram o ensino médio entre 2011 e 2014 e 57% havia cursando outra graduação antes de ingressar no curso de Administração Pública, dentre estes 30% chegaram a concluir a primeira graduação. Já no sétimo semestre, foi visto que 72% dos entrevistados concluíram o ensino médio entre 2005 e 2010 e 36% havia cursando outra graduação antes de ingressar no curso, sendo que 7% concluíram a mesma. Das questões empregatícias, foi visto que na turma do primeiro semestre 60% dos alunos possuem emprego, enquanto no sétimo semestre 78,6% se trabalham. Após serem questionados se conheciam o curso de Administração Pública antes de cursa-lo, 60% dos alunos do primeiro semestre e 14% do sétimo semestre afirmaram que sim, enquanto 40% do primeiro grupo citado e 86% do segundo desconheciam o curso. Sobre o conhecimento prévio do Campo de públicas, 20% dos discentes do primeiro semestre e 29% do sétimo responderam que sim e 65% e 71%, respectivamente, disseram que não. Sobre o conhecimento acerca da Proposta Pedagógica do Curso (PPC), 70% dos educandos do primeiro semestre e 7,69% do sétimo conhecem o documento. No tocante à percepção do curso ao adentrar a academia, os alunos do primeiro semestre possuem expectativas voltadas a formação e ao processo de aprendizagem no ambiente universitário, enquanto os alunos do sétimo relataram que seus anseios estavam relacionados as temáticas da área social e da gestão pública. A área de atuação mais buscada por ambos as turmas é o ingresso em cargos públicos, outras ocupações citadas foram a Administração Publica Estatal, Terceiro setor e Carreira acadêmica. A partir dos dados aqui ilustrados, conclui-se que o perfil e pretensão profissional dos futuros egressos, podem ser possivelmente resultados de uma ação coercitiva da sociedade sobre o indivíduo, quer seja por influências familiares, quer seja pela dinâmica do mercado, entendendo que a sociedade educa o indivíduo, fazendo-o absorver todo o regimento necessário para o bom convívio social.

 

 


Apresentação
Última alteração
15/09/2015