APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: uma análise junto ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais.

Alessandra Antônia Rodrigues de Almeida, Agnez Lelis Saraiva

Resumo


 

Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com o propósito de analisar a produção e as formas de produção de aprendizagem organizacional no Departamento de Estradas de Rodagem – DER/MG. Os dados foram produzidos através dos documentos internos do DER e entrevistas com alguns dos gestores de recursos humanos de departamento. As entrevistas tiveram como um dos seus objetivos verificar a percepção dos gestores de RH sobre o tema. E as análises foram feitas qualitativamente, através da interpretação dos discursos dos entrevistados e das informações contidas na sua documentação de acesso público.

O estudo tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas adotadas pela Gerência de Treinamento da organização para retenção, produção de novos e disseminação dos conhecimentos produzidos pelo DER entre os seus servidores e beneficiários das suas ações. As análises das entrevistas e da documentação levaram a constatação de que existe o reconhecimento, por parte dos gestores, a respeito desta necessidade de aprendizagem organizacional. Foram reconhecidos, também, alguns fatores que limitam a gestão do conhecimento. Entre estes, destacam o apego as normas produzido pela prática burocrática e o histórico cultural de trabalho fragmentado e isolado dos servidores que compõem seu quadro de funcionários.

Em relação ao problema de pesquisa que motivou o trabalho formulou-se a seguinte questão, como se processa no âmbito do Departamento de Estrada de Rodagem – DER/MG o processo de retenção e disseminação dos conhecimentos produzidos pela organização? O estudo procurou identificar as ações a este respeito. Porém, por se tratar de uma Autarquia Pública, existem vários procedimentos legais que não existem na iniciativa privada. O que pode tornar o processo um pouco mais complexo e mais lentas as mudanças necessárias nas rotinas deste departamento.

Em relação aos aspectos teóricos, o trabalho procurou dialogar com  autores tais como ABRUCIO, ARGYRIS e SCHON, DE TONI, DI PIETRO, NONAKA E TAKEUCHI, DONADIO, DRUCKER, entre outros. Neste sentido, procurou verificar como estes autores conceberam a produção de conhecimento nas organizações privadas e públicas e como estas fazem para reter e disseminar estes conhecimentos entre os seus membros. Além disso, considerando que esta discussão é bastante recente, procurou ver como através da Reforma do Estado e da introdução das novas formas de gestão, as organizações públicas passaram a tratar do assunto. A discussão central concentra-se nos conceitos de conhecimento tácito e explícito e sua abordagem na recente trajetória da gestão pública brasileira.

O trabalho tratará em sua primeira parte do diálogo com literatura já destacada. Em um segundo momento, será tratado das características organizacionais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG. Posteriormente, tratará da Reforma do Estado e seus reflexos na estrutura da administração pública do estado de Minas Gerais. Por fim, buscará descrever e analisar como vem se estruturando frente as estes novos cenários os processos de construção, retenção e disseminação de conhecimentos no DER/MG. Sem querer ser conclusivo, o trabalho pretende abrir o debate sobre a  importância de se considerar a cultura e os conhecimentos organizacionais como insumos na produção de políticas públicas e na melhoria do desempenho das instituições públicas.

Nessa fase da pesquisa, notou-se a importância do tema na atualidade das empresas que atualmente estão cada vez mais voltadas para as questões da gestão do capital intelectual e da retenção de talentos. As organizações estão valorizando mais o seu capital humano, porém, na esfera pública, ainda há muito que se desenvolver em planejamentos de recursos humanos para que as pessoas se sintam mais motivadas a promoverem as mudanças adequadas ao bom funcionamento dos órgãos.

A implantação dos programas de governança eletrônica tem sido benéfica tanto para o serviço interno quanto para a prestação de serviços à população. Através da implantação desses programas, a mudança no comportamento dos profissionais dos serviços públicos têm sido visíveis, pois as TIC estão proporcionando ao governo uma aproximação maior com as empresas privadas e com os cidadãos em um modo geral, pois, todos estão conectados em tempo real e com isso as informações são mais precisas.

Mas, ainda há muito que se melhorar nos processos de TIC nos serviços públicos, haja vista que muitos cidadãos ainda não estão incluídos nos programas digitais dos Governos e isso é um fator impeditivo para um melhor andamento dos processos de trabalho nas organizações.

Também, a questão da comunicação nas empresas deve ser estudada, pois, as empresas estão se interligando através da internet e outros serviços eletrônicos. Principalmente no setor público esta questão deve ser aprofundada, devido à necessidade dos cidadãos e das empresas privadas necessitarem sempre de informações e serviços relevantes por parte do serviço público.

Por se tratar de um tema de muita importância nas organizações, recomenda-se que haja continuidade nas pesquisas referentes ao aprendizado organizacional, principalmente no âmbito da gestão pública, visto que existem vários paradigmas a serem quebrados acerca da importância do departamento de gestão de pessoas nas tomadas de decisões das empresas e no treinamento e desenvolvimento do capital humano.

Diante de tudo que foi exposto e analisado no presente trabalho, pode-se concluir que apesar do DER-MG se esforçar para manter seu quadro de funcionários treinado e atualizado no mercado de trabalho, através de programas de treinamento e valorização do banco de talentos, os órgãos públicos encontram-se em um atraso muito grande sobre essa questão, pois existem muitas dificuldades para a quebra de paradigmas que são muito importantes para o desenvolvimento organizacional, como por exemplo, a valorização do departamento de Gestão de Pessoas.

O DER∕MG é um órgão de extrema importância para a prestação de serviços para a população e devido a isso, é fundamental que se mantenha um quadro de servidores adequado com um salário justo àqueles que exercem suas funções dentro da empresa.

Para que um bom programa de treinamento cause um efeito positivo no quadro de servidores do DER, faz-se necessário que essas questões sejam restabelecidas e somente assim os problemas de pessoal serão definitivamente resolvidos.

 


Apresentação
Última alteração
15/09/2015