Economia solidária e responsabilidade social empresarial na coprodução do bem público: O caso do Instituto Consulado da Mulher

Adilson da Silva, Daniel Moraes Pinheiro

Resumo


É comum encontrar em organizações da economia solidária um processo de gestão com baixo ou nenhum profissionalismo ou uso de técnicas e processos para melhor eficiência na gestão, seja por distanciamento filosófico, seja pelo baixo conhecimento dos empreendedores, que muitas vezes dominam muito bem a operacionalização mas desconhecem as técnicas de gestão. Utilizou-se da abordagem de pesquisa ação para o processo de compreensão do caso e intervenção prática, ao longo do ano de 2013. Este trabalho representa a visão dos pesquisadores acerca do tema, como uma relação de coprodução do bem público, envolvendo múltiplos atores: empresa privada e sua ação de responsabilidade social, organizações de economia solidária e o seu impacto na gestão pública local. Como forma de avançar na construção dos conceitos e práticas de gestão, o trabalho pode servir de base para a conceituação da relação entre empresas, governos e sociedade civil na criação de políticas públicas que possibilitem o pleno desenvolvimento das comunidades, associando o conhecimento, técnica, experiência e recursos inerentes às empresas às demandas e capacidade de atuação junto ao seu público dos empreendimentos da economia solidária.


Apresentação
Última alteração
16/09/2015