Interdisciplinaridade e competências na articulação entre universidade e serviço público: a experiência do Laboratório de Consultoria em Serviços Públicos

Sulivan Desirée Fischer, Paula Chies Schommer, Charles Roberto de Souza Mamede

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar a experiência de consultoria de procedimentos em serviços públicos, desenvolvida no curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Udesc/Esag), desde 2008 até o presente, sistematizando aprendizagens relativas à (i) operacionalização de uma prática interdisciplinar que articula ensino, extensão e pesquisa, (ii) articulação entre universidade e serviço público e (iii) aquisição de competências pelos estudantes de administração pública.

O contexto da ação, a consultoria de procedimentos, é uma atividade de ensino desenvolvida no âmbito da disciplina de Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos numa ação interdisciplinar com a disciplina de Sistemas de Accountability, em articulação com uma prática extensionista. Seu foco é o atendimento a demandas de melhoria na qualidade da gestão em órgãos públicos, com base em metodologia de Schein (1973), que privilegia a aprendizagem mútua e o desenvolvimento organizacional. Esta prática é desenvolvida com os alunos da última fase do curso, e está alinhada à concepção teórico-conceitual central do curso, o modelo de administração do Novo Serviço Público (Denhardt, 2003), que destaca o engajamento cívico, a accountability e o servir ao público. O principal parceiro envolvido com esta prática é a Secretaria de Saúde do município de Florianópolis.

Como base para a análise, são utilizados referenciais sobre interdisciplinaridade (Japiassu, 2006; Fazenda, 2006), consultoria (Schein,1973; Correia et.al.,2010), competência (Le Boterf, 2003; Fleury et al, 2001); aprendizagem (Schön, 2000; Wenger,1998) e; accountability (Koppell, 2005; Etzioni, 2009).

Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho foi realizado por meio da observação participante de professores e de instrumento de avaliação preenchido pelos estudantes envolvidos, de 2008 a 2014. A análise foi estruturada em categorias, e em cada uma delas descreve-se características e aprendizagens identificadas: i) delimitação das demandas de consultoria e das responsabilidades dos envolvidos; ii) facilitadores do desenvolvimento da confiança e da continuidade na relação entre os parceiros; iii) percepções sobre os tempos em uma atividade dessa natureza; iv) método de avaliação da prática e; v) competências desenvolvidas pelos envolvidos no processo. Sumarizando a análise e visando contribuir para que essa prática possa inspirar e orientar o desenvolvimento de práticas similares, são apresentados dois quadros-síntese. O primeiro sumariza as condições que contribuem e as que inibem bons resultados. O segundo indica pontos cruciais a serem considerados em sua implantação em outros contextos, envolvendo o planejamento, a comunicação, a coordenação, o acompanhamento da execução e a entrega dos produtos finais.

As principais conclusões da análise da experiência são relativas a: i) interdisciplinaridade, desenvolvida pelo envolvimento das disciplinas de Teoria e prática de administração de serviços públicos e Sistemas de Accountability em todas as etapas da consultoria, e pelas interconexões dos conteúdos das mesmas presentes nas propostas de ação elaboradas. A prática exige dos acadêmicos o acesso a conteúdos de diferentes disciplinas da graduação para a intervenção organizacional e o atendimento da demanda/situação problema do órgão público. Essa articulação de conceitos, métodos, técnicas e metodologias revela aprendizagem e desenvolvimento de competências para um pensamento mais integrador dos acadêmicos. Na visão dos alunos, nessa combinação de diferentes saberes disciplinares, os conteúdos ganham mais sentido. Ao mesmo tempo, a prática permite identificar lacunas na formação dos acadêmicos, o que pode orientar aprimoramentos no curso, e evidencia avanços necessários na gestão da organização pública; ii) a relação entre universidade e serviço público possibilita a aquisição de competências de estudantes (consultores), professores e gestores públicos (clientes), todos com papel ativo no desenvolvimento da atividade. Ao trabalharem juntos em torno de desafios concretos e soluções construídas de maneira conjunta, refletem e agem em torno de uma prática compartilhada, algo essencial para a aprendizagem em sua abordagem socioprática. Nessa relação, saberes são mobilizados pelos clientes, que conhecem mais profundamente a prática, ao mesmo tempo em que os estudantes/consultores e professores, com outros repertórios, contribuem para a resolução do problema e para a difusão de metodologias de gestão, para a aprendizagem e a inovação, coproduzindo caminhos para a melhoria da qualidade na gestão pública. Os resultados também evidenciam limitações à pratica, associadas ao tempo para o desenvolvimento da atividade, ao comportamento atitudinal de discentes e pouca experiência prévia em situações complexas em ambiente de trabalho dos estudantes.

 

Referências

CORREIA, F.B.C.; FEITOSA, M.G.G.; VIEIRA, N.S. A consultoria como oportunidade de aprendizagem para as organizações não governamentais: Um estudo na cidade de Recife/PE. Revista Administração, Santa Maria, v3.,n.2., pp..245-259, mai./ago.,2010.

DENHARDT, J. V.; DENHARDT, R. B. The new public service: Serving not steering. Armonk: M. E. Sharpe, 2003.

ETZIONI, A. Concepções alternativas de accountability: o exemplo da gestão da saúde. HEIDEMANN F. G.; SALM, J. F. (Orgs.), Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora UnB, 2009, (pp. 287- 301)

FAZENDA, I.C.A. (Org.) Interdisciplinaridade na educação brasileira: 20 anos. São Paulo: Criarp, 2006.

FISCHER, S. D.; HORN, F.B.; SCHOMMER, P.C.; SANTOS, J. G.M dos. Competências para o Cargo de Coordenador de Unidade Básica de Saúde. TAC, Rio de Janeiro, v.4, nr.2, art. 3, pp. 117-31, Jul./Dez. 2014.

FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JÚNIOR, M. de M.; FLEURY, A.C.C.. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

KOPPELL, J. G. S. Pathologies of accountability: ICANN and the challenge of “multiple accountabilities disorder”. Public Administration Review, v. 65, n. 1, p. 94-108, 2005. doi: 10.1111/j.1540-6210.2005.00434.x

JAPIASSU, H. O espírito interdisciplinar. Cad. EBAPE.BR . vol.4, n.3, pp. 01-09, 2006. 

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. (rev. e amp.). Porto Alegre: Artmed, 2003.

SALM, J. F.; SCHOMMER, P. C.; HEIDEMANN, F. G.; VENDRAMINI, P.; MENEGASSO, M. E. Curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina: uma construção à luz da “coprodução do bem público” e do “novo serviço público”. Revista Temas em Administração Pública, Araraquara, ed. Especial, v. 2, n. 6, p. 1-30, ago. 2011.

SCHEIN, E.. Consultoria de procedimentos: seu papel no desenvolvimento organizacional. Editora Edgard Blucher Ltda. 1973.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

Apresentação
Última alteração
15/09/2015