GUERREIRO RAMOS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Alex Junior Costa da Silva

Resumo


O presente trabalho versa sobre Alberto Guerreiro Ramos (GR), sociólogo e político que durante sua vida e com a sua produção acadêmica, contribuiu de maneira significativa para o entendimento e formação acadêmica/profissional na área de Administração Pública no país, mas que viveu e ainda vive um momento de ostracismo na academia. Em suas obras e vida, GR falou “[...] dos dilemas da sociologia no Brasil e dos dilemas da sociedade brasileira”. Para Capelari et al (2014), foram três os principais sentidos desenvolvidos ao longo de seus estudos e que deram corpo ao que veio ser apresentado como a redução sociológica. Estes três sentidos devem ser entendidos de forma complementar e contemplam: (i) redução enquanto método histórico que estimule a realização de um trabalho dotado de valor pragmático e de concepções e fatos sociais locais; (ii) redução como atitude parentética; e (iii) redução como proposta de um nova ciência social.

Em seus escritos, GR buscou o que Nery (2013) chamou de “entrelaçamento entre a sociologia e o desenvolvimento”, apresentando a necessidade de que o sociólogo brasileiro fizesse um “uso sociológico da sociologia”, ou seja, que fossem consideradas no trabalho sociológico as reais condições da realidade nacional, abrindo mão de modelos “enlatados”. GR enaltece “o problema da transplantação das ideias, das instituições e do seu desajuste à realidade do país”.  Ao propor uma sociologia crítica, compromissada e profundamente imbricada com a realidade social, GR apresenta o conceito de redução sociológica como um método de análise de concepções e de fatos sociais. Para Bariani (2011), GR foi quem melhor encarnou a voracidade pelo original, a busca frenética pelo enraizamento social (nacional) da sociologia.

A sua atuação como técnico em administração no DASP foi fonte de inspiração e material de pesquisa para os seus trabalhos, nos quais indicava a associação entre Administração e Ciências Sociais. GR identifica o fato administrativo como fato social. “Dizia ele que ciência nenhuma, técnica nenhuma, instrumento nenhum, poderia definir uma realidade como “errada” sem compreendê-la, e a Administração e seus recursos de intervenção não poderiam ser tomados como exceção” (PIZZA JUNIOR, 2010, p. 202).

Segundo Capelari et al (2014), GR, ao apresentar o conceito do reducionismo sociológico, defendeu que a construção sociológica de teorias, e nesse caso de um campo para a administração pública, é mais bem realizada quando se atém à realidade local. Mesmo compreendendo que a importação de teorias alheias a essas realidades seja algo recorrente e, portanto, não descarta essa possibilidade, o mesmo compreende que as teorias dos países subdesenvolvidos não podem ser consideradas teorias atrasadas já que se orientam no sentido do contexto histórico-social na qual estão integradas. Assim, deve-se buscar o saber engajado, uma postura que valorize a ação, que posicione o pesquisador em convergência com a participação ativa no processo societário e que traga maior compreensão da sociedade em que estão inseridos estes pesquisadores. Para tal, há de se desenvolver conhecimentos e saberes locais introduzidos nas práticas administrativas das organizações públicas com intenção de aprimoramento dessas práticas e construção de preceitos que se encaixem plenamente em suas próprias realidades.

Com este trabalho buscar-se-á compreender o quão presente GR está nos projetos pedagógicos dos cursos do Campo de Públicas. Deste modo, a pesquisa se propõe, de maneira geral a investigar a presença do autor GR nos cursos de graduação (bacharelado) do Campo de Públicas em Instituições de Ensino Superior (IESs) selecionadas de acordo com os ciclos do ensino de Administração Pública no Brasil definidos pela literatura (COELHO, 2006). Para tal busca-se: i) evidenciar a contribuição de GR para o entendimento e ensino da Administração Pública no Brasil e, assim, ii) identificar a presença de GR nos referidos cursos.

Para que os objetivos desse trabalho pudessem ser alcançados foram realizados um levantamento bibliográfico da literatura relacionada ao objeto de estudo, um levantamento quantitativo e a análise de documentos pertinentes. O levantamento bibliográfico buscou apresentar os conceitos fundamentais da teoria de GR e a sua contribuição para o estudo e fortalecimento da Administração Pública no país. No processo de análise documental foram selecionados 11 cursos de graduação do Campo de Públicas que tiveram os seus Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) analisados de acordo com parâmetros estabelecidos num protocolo de análise de conteúdo. Os 11 cursos foram selecionados por conveniência de acordo com os ciclos do ensino de Administração Pública apresentados pela literatura. Tais cursos foram escolhidos de acordo com as IES que os oferecem e sua relação direta no ensino de Administração Pública com cada um dos 4 ciclos.

Constatou-se que sua presença nos PPCs é bastante incipiente, mesmo a maioria deles apresentando objetivos que muito se assemelham com a sua proposição de postura parentética, por exemplo. Nos poucos casos em que é encontrado no PPC, GR aparecerá na forma de bibliografia (básica e/ou complementar).

 

REFERÊNCIAS

BARIANI, E.. Guerreiro Ramos e a redenção sociológica: Capitalismo e sociologia no Brasil. São Paulo: Unesp, 2011.

 

CAPELARI, M. G. M., et al. Alberto Guerreiro Ramos: contribuições do reducionismo sociológico para a construção do campo científico da administração pública no Brasil. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD, 8, Gramado. Anais do VIII Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Gramado, mai. 2014. p. 1-15.

 

COELHO, F. S. Educação superior, formação de administradores e setor público: Um estudo sobre o ensino de administração pública – em nível de graduação – no Brasil. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.

 

NERY, M. F. Guerreiro Ramos e as imbricações entre sociologia, o desenvolvimento e o individuo. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 3, Florianópolis. Anais do III Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Florianópolis, mar. 2013. p. 1-15.

 

PIZZA JUNIOR, W. Guerreiro Ramos, Administração e Ciências Sociais. Organizações e Sociedade. Salvador, v. 17, n. 52, p. 201-208 - jan/mar 2010.


Apresentação
Última alteração
15/11/2015