A implementação da pólítica: uma análise preliminar dos efeitos multipicadores do Programa Ciência sem Fronteiras sobre os estudantes e a internacionalização da universidade brasileira.

Andrea Carvalho Vieira Germano, Cyntia Sandes Oliveira, Marilene Augusto Vieira

Resumo


O Ciência sem Fronteiras (CsF), instrumento da política pública voltada à mobilidade de estudantes e à internacionalização universitária brasileira, finalizou seu primeiro ciclo no ano de 2015. A avaliação de seus efeitos sobre a empregabilidade dos estudantes bem como na internacionalização da educação superior no Brasil, ainda é um esforço preliminar de análise. Não obstante, o presente trabalho objetiva explorar três indicadores considerados fundamentais à avaliação dos efeitos descritos anteriormente: O Indicador de Investimento; A Inserção dos Bolsistas Jovens Talentos no mercado de trabalho brasileiro e a Taxa de Retorno Social da Atividade de Pesquisa.

Diante da dimensão do programa CsF, o presente esforço analítico ateve-se à modalidades de bolsa de Graduação Sanduíche no Exterior e à modalidade de projeto de Atração de Jovens Talentos. Igualmente, acredita-se relevante a discussão dos termos de implementação da política, enquanto espaço para negociação de valores sociais e definição de modelos de futuro. Assim, a discussão apresenta-se em torno do que o governo faz, de como o faz, do seu porquê e de seus reflexos na sociedade de maneira mais abrangente.

Portanto, parte-se da motivação associada ao interesse brasileiro em aumentar seus estoques de conhecimento, bem como a oferta de capital humano para que direcione-se o desenvolvimento do país à geração de retornos tecno-econômicos, partindo-se da visão das universidades como fundamentais à geração de inovação à partir de pesquisas que possam vir a ser aplicadas ao setor produtivo. Essa é uma premissa não só condizente com necessária inserção na sociedade do conhecimento, emanada das transformações do século XX, como também da escolha de uma estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação que tem como uma de suas principais realizações uma política pública voltada a formação de capital humano e ao crescimento nos estoques de conhecimento das universidades brasileiras: o Programa Ciência sem Fronteiras.

            A partir dos dados quantitativos, relacionados à dimensão orçamentária do programa e ao número de pesquisadores BJT egressos inseridos no mercado de trabalho brasileiro, objetiva-se uma análise qualitativa em torno dos efeitos multiplicadores que o CsF tem proporcionado. Considerando-se que a principal premissa do programa está voltada ao aumento dos estoques de conhecimento e formação de capital humano, é evidente que seus retornos mais palpáveis só poderão ser medidos daqui a 10 ou 20 anos. Ainda assim, o programa apresenta indícios de efetiva atração e fixação de jovens cientistas de talento no país, aumento do interesse em leituras e publicações internacionais pelos estudantes de graduação e repatriação de brasileiros que já não tinham perspectiva de retorno ao país.

            Assim, mais que uma avaliação preliminar dos resultados do programa até o momento, propõe-se uma reflexão em torno dos seus avanços, dificuldades de implementação e oportunidades de crescimento para efetividade do seu compromisso com o conhecimento voltado ao desenvolvimento do Brasil.

O indicador "Investimento/Dotação orçamentária” é observado comparativamente em relação ao investimento feito em C,T&I por países mais avançados e com o mesmo nível tecnológico do país. Historicamente, o investimento brasileiro nesta área é inferior ao de outros países do mesmo porte ou com maior nível tecnológico. Assim, discute-se a importância e os limites, enquanto Worth e effectiviness, do aumento nos investimentos nessa área, com o objetivo de alçar o Brasil ao patamar de desenvolvimento tecnológico almejado.   

O indicador “Inserção BJTs no mercado de trabalho” proporciona a medida da efetividade do investimento público a partir da análise da inserção de egressos do programa no mercado de trabalho brasileiro. Nesse sentido, o principal objetivo é estimar o percentual de inserção dos jovens talentos atraídos pelo programa, estimando assim o percentual de alcance de seu principal objetivo e proporcionando o planejamento e aprimoramento da efetividade da política pública, lançando detidas luzes sobre a efetiva internacionalização da Universidade brasileira a partir da repatriação de jovens talentos científicos que já n]ao tinham perspectivas de retorno ao Brasil ou atração de pesquisadores estrangeiros, ainda escassos no ambiente universitário brasileiro.

            Nesse sentido, o principal objetivo do indicador é estimar o alcance do objetivo do programa, a partir do percentual de ex-bolsistas empregados, igualmente para trabalhar no planejamento e aprimoramento da efetividade da política pública, a partir da verificação do alcance de um dos seus principais objetivos, que é a inserção desses bolsistas com formação no exterior em universidades e centros de pesquisa brasileiros, contribuindo para o avanço da produção e pesquisa nacionais.

            O indicador "Taxa de retorno social da atividade de pesquisa” refere-se ao efeito multiplicador possibilitado pelo programa. Neste caso, entender-se-á enquanto efeito multiplicador o número de alunos beneficiados pelas atividades dos projetos de pesquisa financiados pelo CsF direta e/ou indiretamente, na medida em que passarão a ser contados enquanto tal os alunos envolvidos em atividades de seminário, realização de experiências em laboratório, iniciação científica, bem como abordagem do tema em disciplina de sala de aula e, ainda, bolsistas egressos que tem efeito multiplicaodr sobre seus pares.

            Assim, entende-se que é fundamental apreender o alcance que o programa possui, de maneira que se busca, por essa razão, mensurar o número de alunos envolvidos direta e indiretamente na pesquisa financiada, a partir de dados cedidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Dentre os achados de pesquisa preliminares aponta-se para um número crescente de beneficiados indiretos do programa empregados em empresas abertas pelos bolsistas egressos do CsF a partir dos conhecimentos adquiridos com a participação no programa, bem como de beneficiados indiretos que beneficiam-se da influência de pesquisador de talento atuante na Universidade que recebe o projeto com aportes do CsF. 


Apresentação
Última alteração
16/09/2015