O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Campos dos Goytacazes sob a ótica da multidisciplinaridade

Sr Silva de Oliveira

Resumo


Desde a sua redemocratização em meados dos anos de 1980, o Brasil vem passando por profundas transformações, que enfatizam que uma sociedade mais participativa e democrática são características primordiais para o exercício de uma cidadania plena.

Nesse sentido, é possível identificar mudanças nas esferas da participação e da representação, através da expansão do modelo preponderante das democracias modernas, a de representação indireta de representantes para exercer o poder, para uma sociedade mais participativa, ou seja, uma sociedade em que os cidadãos e a sociedade organizada podem influênciar diretamente nos processos decisórios do Estado, a exemplo dos conselhos municipais de educação, saúde, assistencia social, e desenvolvimento sustentável, dentre outros.

O presente trabalho trata de uma dessas experiências, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Campos dos Goytacazes (COMUDES). O COMUDES possui o papel de desenvolver atividades integradas do município, visando o desenvolvimento contínuo da cidade. É formado por 56 representantes originários do governo e da sociedade, sendo uma parte composta por membros permanentes, e a outra por membros indicados.

O que torna o COMUDES um conselho especial é que além das entidades representadas por indicação, a sua composição agrega grande parte dos conselhos da cidade, como o de meio ambiente; de educação; de saúde; de habitação; de segurança, visando suprir uma demanda de coordenação e multidisciplinaridade de áreas que são estrategicamente complementares, para um crescimento ordenado do município. São as potencialidades e obstáculos deste fator coordenativo multidisciplinar na forma de atuação do COMUDES que é analisado nesta pesquisa.


Apresentação
Última alteração
16/09/2015