Comunicação Alternativa em Projeto de Gestão Pública: estudo de caso “ModerNilza”

Aline Vieira Malanovicz

Resumo


Comunicação Alternativa em Projeto de Gestão Pública: estudo de caso “ModerNilza”   Aline Vieira Malanovicz

ST5

 

INTRODUÇÃO

Ter mídias livres é condição básica para o exercício da democracia (LEMOS,LEVY,2010). À medida que novos instrumentos de produção livre e colaborativa são criados e aperfeiçoados, possibilidades de ação cidadã ganham força e visibilidade (CORSO,BEHR, FARIAS,2015).

Além disso, no cenário tecnológico contemporâneo, redes digitais apresentam amplo potencial de contribuição para transparência das ações de gestão pública e para efetividade da comunicação. Para gestão da mudança organizacional, especialmente na área da gestão pública, no contexto do gerenciamento de projetos, o processo de comunicação é essencial.

Entretanto, quando não há comunicação, ou quando ela é deficiente, aumentam os riscos para o gerenciamento das expectativas das partes interessadas, dificultando assim o processo de gestão de mudança. Nesse contexto, podem surgir abordagens alternativas à forma de comunicação oficial, com uso de mídias digitais livres, que demandam reflexão.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de comunicação alternativa em projeto, a qual utilizou mídias digitais para ampliar a transparência das ações de gestão: o caso “ModerNilza”.

 

REVISÃO TEÓRICAMídias sociais são tecnologias e práticas online usadas por pessoas e organizações que procuram difundir conteúdos e estabelecer contato com os demais, através da troca e compartilhamento de informações. Uma possibilidade de deliberação democrática utilizando mídias sociais são os blogs, espécies de diários, em que os fatos são registrados de forma pública sem a necessidade de permissão para ocorrer deliberações, que se configura, portanto, como uma alternativa de participação que facilita o ingresso das pessoas na esfera pública de conhecimento e discussão (CORSO,BEHR,FARIAS,2015).

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. O gerenciamento das comunicações em um projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada (PMI,2008). As principais dimensões da atividade de comunicação e métodos usados para compartilhar informações entre partes interessadas no projeto são resumidos no Quadro 1:

 

Quadro 1 – Dimensões e Métodos de Comunicação

 

Fonte: adaptado de PMI (2008, p.205 e 214).

  MÉTODO

Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva e exploratória (CUNHA, 2010). O cenário de estudo é o processo alternativo de comunicação “ModerNilza”, realizado ao longo de um período do projeto de implantação de um sistema integrado de gestão em uma empresa pública. Nos últimos cinco anos, esta empresa pública conduz um projeto de tecnologia que objetiva migrar os sistemas para uma plataforma mais moderna, mudando o foco para os processos de trabalho, para obter ganhos de eficiência e de produtividade.

A coleta de dados foi realizada por meio de consulta documental (PRIOR, 2004), realizada em maio/2015 e abrangendo os 48 e-mails (FREITAS, 2010) emitidos entre maio/2014 e maio/2015 (e 25 de seus feedback), coletados a partir do ponto central da comunicação: a caixa postal eletrônica da pessoa auto-intitulada “ModerNilza, repórter da rádio-corredor”.

A análise de dados preliminar aqui relatada foi dirigida pelo cruzamento entre os dados coletados e os conceitos da pesquisa bibliográfica precedente, permitindo identificar evidências documentais que exemplificam o tipo de comunicação correspondente, como a maioria das pesquisas deste tipo. Uma pequena inovação na forma da apresentação dos resultados se faz pelo uso complementar da técnica de visualização de palavras em nuvem (tag-cloud) (FEINBERG, 2013; MACHADO e MARTENS, 2015), um recurso gráfico que destaca os termos que aparecem mais frequentemente no texto das evidências coletadas.

 

RESULTADOS

O Quadro 2 apresenta a classificação da iniciativa “ModerNilza” quanto às dimensões e métodos de comunicação identificados na revisão teórica. Assim, é possível afirmar que se trata de uma comunicação interna, informal, horizontal, não-oficial, escrita, interativa e ativa.

 

Quadro 2 – Classificação da Iniciativa “ModerNilza”

 

Fonte: coleta e análise de dados.

 

A Figura 1 apresenta uma tag-cloud dos termos mais recorrentemente mencionados no conjunto de todas as edições de “ModerNilza”. Percebe-se o destaque de itens como processo(s), SAP, conhecimento, semana, notícias, ModerNilza, negócio, sistema, que representam o objetivo deste processo alternativo de comunicação dentro do projeto.

Figura 1 – Tag-cloud do Informativo “ModerNilza”

 

Fonte: coleta e análise de dados.

 

CONCLUSÃO

Este trabalho alcançou seu objetivo de apresentar uma experiência de comunicação alternativa em projeto, a qual utilizou mídias digitais para ampliar a transparência das ações de gestão. A iniciativa “ModerNilza” pode ser considerada como um instrumento de mídia livre e colaborativa criado para possibilitar a comunicação básica para ação cidadã com visibilidade no âmbito de um projeto na área da gestão pública.

Recomenda-se à empresa pública estudada que reforce a transparência da gestão e a efetividade da comunicação do projeto por meio de canais oficiais de comunicação interativa e ativa com todas as partes interessadas. Este é um meio essencial para a necessária gestão da mudança organizacional, especialmente no contexto cultural da gestão pública.

  REFERÊNCIASCORSO,K.B.; BEHR,A.; FARIAS,E.S. Citizen Participation through Information Technology: the Digital Office of Rio Grande do Sul State as Initiative Digital Democracy. 12th International Conference on Information Systems & Technology Management (CONTECSI). Proceedings… São Paulo, 20-22 maio 2015, USP. p.1829-1852.

CUNHA,J.A.C.; YOKOMIZO,C.A.; BONACIM,C.A.G. Miopias de uma lente de aumento: as limitações da análise de documentos no estudo das organizações. In: XXXIV EnANPAD, Rio de Janeiro, setembro 2010. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.

FEINBERG,J. Wordle. 2013. Disponível em: http://www.wordle.net/. Acesso em: 23 maio 2015.

FREITAS,L.N. E-mails no trabalho em grupo e sua efetividade no processo decisório da Springer Carrier. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração). UFRGS. Porto Alegre: 2010.

LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

MACHADO, F.J.; MARTENS, C.D.P. Project Management Success: A Bibliometric Analisys. 12th International Conference on Information Systems & Technology Management (CONTECSI). Proceedings… São Paulo, 20-22 maio 2015, USP. p.3154-3173.

PMI Project Management Institute. Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK): um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 4.ed. Newtown Square, PA: PMI, 2008.

PRIOR, L. Doing Things with Documents. In: SILVERMAN, D. (org.). Qualitative Research: Theory, Method and Practice. 2.ed. London: Sage, 2004.



Apresentação
Última alteração
02/09/2015