Diretrizes para Autores
Organização e Apresentação do Resumo Expandido
1) O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo em português, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas.
2)O texto deve ser redigido em língua portuguesa ou inglesa, devendo conter resumo (português).
3)O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, quatro laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras.
4) O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margem superior de 3,5cm, inferior de 2,5cm, esquerda de 3,0cm e direita de 3,0cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto no título (tamanho 16), e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples. 5) As citações de artigos (referências) no texto devem seguir a norma NBR 6023/02 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
6) Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do resumo expandido.
7) A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional. 8) O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, corpo 16, em negrito, centralizado.
9)Devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por virgula, em fonte Times New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobre-escrito, para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice. O orientador deve obrigatoriamente ser incluído na lista de autores.
10) As seções Resumo devem ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente ao lado da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas, nem figuras e nem tabelas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único justificado.
11) A Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1.000 (mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
12) A Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências dos métodos de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1.000 (mil) palavras. 13) Os Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
14)As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word/BrOffice ou em formato GIF/JPG/PNG/EPS para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
15) A Conclusão deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
16) Os Agradecimentos devem mencionar o órgão que concedeu a bolsa, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (exceto o professor orientador, quando for o caso, uma vez que este é autor nato do trabalho) seja em forma de apoio financeiro, de infra-estrutura ou científico. Não deve exceder 50 (cinqüenta) palavras.
17) Nas Referências Bibliográficas devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem e a formatação dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
18) Recomenda-se a utilização de um dos modelos (Word, BrOffice ou LATEX) disponibilizados na página do evento para preparação do trabalho, visando evitar erros de formatação do mesmo. Os modelos encontram-se pré-formatados para facilitar a preparação do trabalho pelos autores.
19) Na versão inicial do trabalho não deve aparecer a autoria do trabalho assim como o cabeçalho do evento. Portanto não preencha os campos Autores, Instituições e E-mail. Deve-se utilizar um dos modelos indicados no item 18.
20) A versão final do trabalho deve obrigatoriamente estar corrigida (segundo sugestões da comissão científica), em formato PDF, com a autoria do trabalho (autores, e-mails, instituições) e com o cabeçalho do encontro. As instruções de como proceder para preparação da versão final estão disponíveis em: http://submissoes.cariri.ufc.br/ferramentas.
21) A versão final do trabalho deve obrigatoriamente seguir as orientações do item 20.
Modelos disponíveis:
Usuários do MS-Word
DOC
Usuários do LibreOffice/OpenOffice/BrOffice
ODT
Usuários LATEX
TEX