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Diretrizes para Autores

SOBRE A FORMATAÇÃO DO ARTIGO (TRABALHO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO)


O trabalho deverá ter uma (1) página de apresentação, sem numeração, contendo:(a) título do trabalho,

(b) eixo temático,

(c) nome do(s) autor(es) e sigla(s) da(s) respectiva(s) instituição(ões),

(d) email e telefone do autor principal (primeiro autor).-

Resumo e palavras-chave: o resumo deverá ter no máximo 10 linhas e 250 palavras em fonte Times New Roman, corpo 12 pt com espaçamento simples. Após o resumo, apresentar até três palavras-chave, o eixo temático e o grupo de trabalho (GT) para o qual se inscreve o artigo.-

Texto: mínimo de 8 (oito) e máximo de 20 (vinte) páginas (incluindo ilustrações, notas de rodapé e referências bibliográficas, sendo estas apresentadas ao final), numeradas a partir de “1”, em formato A4, com margens de 2,5 cm em todos os lados.

Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12, com espaçamento de 1,5 entrelinhas. 

Extensão do arquivo: o trabalho deverá ser salvo com extensão de arquivo tipo '.doc' (NÃO enviar o arquivo do trabalho com extensão '.docx', '.pdf', '.odp' ou outra qualquer).

O tamanho do arquivo não pode ser superior a 1.0 MB (megabyte).

 

SOBRE A FORMATAÇÃO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Deve conter de 4  (quatro) a 6 (seis) páginas (espaçamento simples), contemplando: título; eixo temático no qual se insere; em que consiste a prática (experiência, vivência) a ser relatada; em que contexto (social, cultural, ambiental, econômico) ocorre; a que público se direciona; procedimentos adotados (metodologia) na prática a ser relatada; resultados alcançados com a prática até o momento; o que se aprendeu com a experiência; relação da prática relatada com a gestão social e GT. Podem ser informados na proposta links para folder, site ou vídeos sobre a prática a ser relatada.

 

SOBRE O NÚMERO DE TRABALHOS INSCRITOS POR AUTOR


- É sugerido a apresentação de no mínimo 2 (dois) trabalhos por incubadora.

- Cada autor poderá assinar um máximo de dois trabalhos (seja como autor principal ou como co-autor).

- Cada trabalho pode indicar um máximo de 5 (cinco) autores.- Poderão ser apresentados trabalhos assinados por incubadoras (núcleos) sem assinaturas individuais. Neste caso, o número máximo de trabalhos “assinados” por incubadora (somente) será de 3 (três).

 

EIXOS TEMÁTICOS:

EIXO TEMÁTICO I: TEORIA E QUESTÕES MACRO
· GT 1. Economia solidária e autogestão: O debate conceitual e histórico sobre a economia solidária e as formas autogeridas de empreendimentos econômicos. A conjuntura atual e as perspectivas futuras para a economia solidária.

· GT 2. Tecnologias sociais e economia solidária: Conceituação e métodos das tecnologias sociais. Estudos de caso, história e perspectivas de desenvolvimento de TSs relacionadas à economia solidária e à autogestão.

·GT 3. Marco jurídico da economia solidária: Debate conceitual e formulação do marco jurídico da economia solidária e sua correlação com outras áreas do direito: direito associativo, cooperativo, do trabalho, comercial etc.

· GT 4. Políticas públicas de apoio à economia solidária: Experiências, propostas e avaliações sobre políticas públicas de apoio à economia solidária.

· GT 5. Movimentos sociais, territórios e economia solidária: Experiências, propostas e avaliações sobre processos que relacionam movimentos sociais, territórios e economia solidária. 

EIXO TEMÁTICO II: ESTUDOS DE CASO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E INCUBAÇÃO DE EES

· GT 6. Seleção de resíduos sólidos e reciclagem: Estudos de caso e relato de experiências sobre empreendimentos, redes e processos de incubação de EES nas áreas de seleção de resíduos sólidos e reciclagem.

· GT 7. Agricultura, pecuária, pesca e extrativismo rural: Estudos de caso e relato de experiências sobre empreendimentos, redes e processos de incubação de EES nas áreas de agricultura familiar; agroecologia; acampamentos e assentamentos de reforma agrária; comunidades rurais quilombolas; pesca e aquicultura; extrativismo em zonas rurais.

· GT 8. Artesanato, produção manufatureira e industrial urbana e serviços: Estudos de caso e relato de experiências sobre empreendimentos, redes e processos de incubação de EES nas áreas de artesanato e manufaturas, produção industrial urbana, prestação de serviços (incluindo áreas relacionadas à informática), empresas recuperadas.

· GT 9. Comunicação, cultura e turismo: Estudos de caso e relato de experiências sobre empreendimentos, redes e processos de incubação de EES nas áreas de comunicação social, produção cultural e artística, e turismo.

· GT 10. Comercialização, consumo, finanças e desenvolvimento territorial: Estudos de caso e relato de experiências sobre empreendimentos, redes e processos de incubação de EES nas áreas de comercialização, consumo, finanças e desenvolvimento territorial. 

EIXO TEMÁTICO III: ITCPs E METODOLOGIAS DE INCUBAÇÃO
· GT 11. Educação popular e pedagogias do trabalho associado: Teorias e metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas à incubação de EES – experiências, avaliações e teorizações.

· GT 12. Metodologias participativas para autogestão: Teorias e metodologias de processos grupais aplicadas à incubação de EES: grupos operativos, círculos de cultura, pesquisa-ação etc. - experiências, avaliações e teorizações.

· GT 13. Experiências de adequação sociotécnica: Teorias e metodologias de desenvolvimento de tecnologias sociais e/ou apropriadas em processos de incubação de EES  – experiências, avaliações e teorizações.

· GT 14. Construção de soluções para questões jurídicas e contábeis: Problemas jurídicos e contábeis de EES em processo de incubação e metodologias e experiências na construção de soluções.

· GT 15. Estruturas e metodologias de funcionamento das incubadoras: Processos de autogestão das incubadoras; metodologias de seleção de empreendimentos para incubação; metodologias de seleção para extensionistas (professores, técnicos ou estudantes) e processos formativos; metodologias de avaliação de processos de incubação; participação das incubadoras em fóruns e outras instâncias; institucionalização das ITCPs; Rede de ITCPs etc.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  5. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  6. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem trabalhos a conferências por esta plataforma concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
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c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

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Licença Creative Commons
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