Parcerias Intersetoriais e Negócios Inovadores Sustentáveis: O Caso da Amazon Dreams

Diana Cruz Rodrigues, Mario Vasconcellos Sobrinho

Resumo


No presente artigo tecemos discussões sobre a emergência e os desafios dos negócios inovadores sustentáveis como instrumento de construção de uma nova lógica produtiva a partir do estabelecimento de parcerias intersetoriais. O artigo é resultante do estudo de caso da rede de parcerias formada entre a empresa Amazon Dreams, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e outros atores sociais para constituição de um negócio inovador sob a premissa da sustentabilidade. A rede de parcerias foi desenhada em três momentos diferentes: invenção, inovação e difusão. Em cada um desses estágios foram examinadas as trajetórias de parcerias e as necessidades de desenvolvimento do negócio. A etapa de invenção caracterizou-se como uma cooperação universidade-empresa para pesquisa e desenvolvimento (P&D). Na fase de inovação há um adensamento na rede de parcerias devido a atividades e competências mais diversas necessárias. Neste estágio, verificamos o surgimento de dificuldades estruturais na capacidade dos parceiros no atendimento de requisitos de sustentabilidade. O estágio de difusão tecnológica ainda não pode ser considerado concluído, mas identificamos que a configuração da rede de parcerias sofre alterações em busca de soluções para as dificuldades enfrentadas na fase anterior no que refere à disseminação da inovação. Após análises, entendemos que as redes de parcerias são uma contribuição concreta para a formação de negócios inovadores sustentáveis. Todavia, constatamos dificuldades relacionadas a fatores estruturais, principalmente relacionados ao atendimento de requisitos de sustentabilidade que implicam na necessidade de construção de espaços públicos mais amplos de discussão e proposição de projetos integrados de desenvolvimento.


Apresentação
Última alteração
18/03/2013