Cooperativismo e Profissionalização da Gestão: Uma análise dos gestores contratados da COTRIJUC
Resumo
Levando em consideração a importância do conhecimento prévio sobre cooperativismo e gestão diferenciada dos profissionais contratados de uma cooperativa para o processo de gestão, o estudo tem por objetivo analisar se o gestor contratado da COTRIJUC, ao assumir o cargo, compreende as especificidades de uma organização cooperativa e se isto auxilia no processo de profissionalização da gestão. A Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos, COTRIJUC, localiza-se na cidade de Júlio de Castilhos na região central do estado do Rio Grande do Sul. A cooperativa possui hoje um quadro social com 2.941 cooperados e 236 funcionários, além de contratar 80 funcionários em época de safra, com isso, torna-se a maior empregadora privada em sua área de atuação. Sobre os aspectos metodológicos, o estudo apresenta abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de um estudo de caso para analisar o proposto. A partir da análise dos resultados, foi constatado que 85,71% dos gestores entrevistados foram selecionados através de recrutamento interno para os cargos de gestão. Esses atuais gestores da cooperativa estão atuando na mesma, em média 12,3 anos. Ficou claro que os gestores entrevistados conheciam e entendiam o seu importante papel dentro da organização, pois são eles que dão o suporte necessário para que a cooperativa continue ativa no mercado, atendendo eficientemente os seus cooperados. Um último fato relevante percebido foi que a COTRIJUC embora não tenha um programa de educação cooperativa, vem proporcionando ações informais de educação/ capacitação cooperativa para seus colaboradores, por meio dos conhecimentos transmitidos dos colaboradores mais antigos aos novos colaboradores.