A Tecnologia da Informação como facilitadora para Democratização da Gestão: o caso de uma cooperativa de produção da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Vander Luiz Aguiar

Resumo


Sabe-se que no século passado houve um grande crescimento demográfico e que a desigualdade social acompanhou este crescimento. Acredita-se, porém, que o estabelecimento de cooperativas minimize esta desigualdade por meio da inclusão dos mais pobres. Sabe-se também que, a gestão participativa é um dos fatores que viabiliza o sucesso de uma cooperativa. Em termos científicos, porém, não está claro que ferramentas específicas, desenvolvidas a partir da tecnologia da informação (TI), viabilizem a participação do público interno na gestão destas empresas. Então, o objetivo desta pesquisa foi verificar se a TI facilita a democratização da gestão em cooperativas. Este trabalho foi realizado em uma cooperativa de produtores de cogumelos, por isto, a pesquisa foi delineada como Estudo de Caso e considerada qualitativa, entretanto, variáveis quantitativas também foram analisadas. A dimensão analítica do assunto TI se restringiu ao Escritório Virtual desenvolvido pela própria cooperativa. A principal técnica utilizada para trabalhar os dados foi à análise clássica de conteúdo. Eles foram coletados dos documentos impressos pela cooperativa de 2003 a 2012 e, dos documentos gerados pelo Escritório Virtual de 2008 a 2011. Os resultados foram sintetizados em tabelas e gráficos e mostraram que, o Escritório facilita a gestão participativa para os próprios Gestores e os Funcionários, além disto, dissemina informações entre os Associados. A conclusão apresentada é que, a democratização da gestão ocorreu parcialmente, pois, o simples uso da ferramenta não garantiu a inclusão dos Associados neste processo.  Entretanto, o Escritório viabilizou investimentos que podem facilitar muito a gestão participativa em cooperativas.

Apresentação
Última alteração
18/03/2013