Por uma Classificação dos Negócios com Impacto Social

Haroldo Torres, Edgard Barki

Resumo


Os negócios com impacto social são uma nova proposta de negócios que buscam, simultaneamente, retorno financeiro e impacto social, por meio de mecanismos de mercado. No entanto, por ser um campo novo ainda se ressente de melhor conceituação. Os negócios com impacto social podem apresentar diversas perspectivas de análise, mas são frequentemente classificados de acordo com necessidades básicas das famílias em uma sociedade moderna: geração de renda e acesso a educação, saúde e moradia. A partir de uma análise da bibliografia derivada da área de negócios, de economia e da área social, desenvolvemos uma proposta de classificação dos negócios com impacto social baseada em três dimensões: redução dos custos de transação; redução da vulnerabilidade social, e aumento de ativos individuais e da família. Por fim, identificamos a existência de plataformas, que ao agregarem diversas possibilidades de atuação simultaneamente podem ter um impacto social ampliado, servindo de base de sustentação para o desenvolvimento de negócios com impacto social. A grande vantagem desta classificação é permitir um entendimento mais claro dos ganhos que podem ser gerados pelos negócios com impacto social. Esta classificação oferece uma visão mais adequada sobre a natureza dos possíveis impactos sociais deste setor, sendo útil não apenas como classificação dos negócios com impacto social, mas também para o apoio na avaliação de seu grau de impacto.

Apresentação
Última alteração
18/03/2013