As Mulheres Rurais na Rede Xique Xique de Comercialização Solidária (RN): avanços e desafios da gestão social partir do debate de gênero

Maria de Fátima Rocha Gondim, Márcia Regina Farias da Silva, Thiago Ferreira Dias, Emanoel Márcio Nunes

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a participação social e produtiva das mulheres rurais na Rede Xique Xique de Comercialização Solidária (RN) nos processos da tomada de decisão, em relação aos espaços públicos, fóruns entre outros onde se discutem às políticas públicas, que visam à promoção da autonomia das mulheres e o reconhecimento da sua organização, produção e comercialização, com vista ao fortalecimento da identidade das e superar as dicotomias entre produção e reprodução, entre privado e público e mostrar como mulheres e homens estão ao mesmo tempo em todas essas esferas sociais. Como procedimento metodológico adotou-se abordagem qualitativa com uma pesquisa descritiva-exploratória a partir do caso da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária, com observações diretas, pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas. Verifica-se o papel desempenhado pela Rede Xique Xique de Comercialização Solidária de superação dos desafios ainda existentes no processo de organização, produção, comercialização e da valorização e reconhecimento do trabalho das mulheres rurais. Ou seja, ao pautar o debate social sobre as relações hierárquicas e desiguais de gênero e fomentar a construção de novos modelos a partir do reconhecimento dessas relações, poderá apontar quais rumos devem ser seguidos para as mulheres alcançarem sua autonomia e construir as bases de um diálogo com a sociedade diante de outro grande desafio: romper com o paradigma dominante da economia (baseado na visão centrada de mercado) e desenvolver a economia feminista e solidária. 


Apresentação
Última alteração
18/03/2013